14 de fevereiro de 2012

Guarulhos inicia projeto de confecção de sacola

Jornal DCI

Guarulhos - Todos os supermercados associados à Associação Paulista de Supermercados (Apas) não estão mais fornecendo sacolas plásticas. Na ausência delas a melhor opção é a retornável que não polui o meio ambiente. A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade ensina a confeccioná-la no Projeto Guarulhos Costurando o Futuro, que tem por objetivo incentivar a produção e o uso das bolsas ecológicas feitas em material biodegradável, além de capacitar gratuitamente pessoas de baixa renda e ser alternativa para geração de renda.

Desde sua fundação em 2009, já foram produzidas pelas alunas do projeto mais de 100 mil sacolas de diversos modelos e materiais como algodão, chita, juta e banners. O sucesso  foi tão grande, com inúmeras encomendas por vários empresários do setor, que o Fundo Social criou na Avenida Santana do Mundau, 812, Parque Alvorada, um espaço próprio para abrigar os cursos de costura industrial básico e avançado, que capacitam as aprendizes no segmento. Toda a renda adquirida na venda é revertida para a compra de tecidos e maquinários.


Quem tiver interesse em aprender a confeccioná-las e não tem nenhuma experiência no ramo deve se matricular no curso de costura industrial básica, que se inicia no dia 6 de março, às terças e quintas, e às quartas e sextas, em dois horários, pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 13 às 17 horas. Aqueles que já possuem conhecimento poderão optar por costura industrial avançada, que funciona quatro vezes por semana, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h. As inscrições poderão ser feitas durante todo o ano, das 9 às 16 horas, na sede do órgão situado na Alameda Tutóia, 534, Gopoúva, ou na Avenida Santana do Mundau, 812, Parque Alvorada.

Muitas alunas formadas já obtiveram renda com a nova profissão como é o caso da costureira Maria do Socorro Silva, de 66 anos e aposentada. "Desde julho do ano passado confeccionei cerca de 2 mil sacolas para supermercados e lojas. Por cada uma cobrei em torno de R$ 5 a R$ 6. Os preços variam de acordo com o modelo. Estou apenas começando, mas já ganhei muita experiência", disse. 


http://www.dci.com.br/Guarulhos-inicia-projeto-de-confeccao-de-sacola-8-409707.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário